O jeito mais fácil de ficar feminina sem usar acessórios é usando vestidos ou saias, não é mesmo?
Como existem vários modelos, aqui vão algumas dicas de
Consultoria de Imagem para vocês se guiarem e guardarem pra sempre!
SAIA TULIPA: o Pierre Cardin criou em 1957 um modelo de saia em que as preguinhas ficam perto do cós e somem na parte de baixo da saia - o volume, então, fica na parte de cima do look, e na parte de baixo a saia fica mais sequinha. Indicada para mulheres mais magras já que cria volume no bumbum e nas coxas!
SAIA GODÊ: é o modelo que mais usa tecido pra ser feito! A saia rodada, com muito volume, ficou famosa na década de 50 por conta do New Look do Dior – e rodopiou muito nos corpinhos das moças que dançavam o rock n’ roll daquela época. É cortada como um grande círculo, com um espaço no meio pra envolver a cintura de quem usa!
SAIA EVASÊ ou SAIA EM “A”: Como o próprio nome já diz, a saia tem o formato da letra “A”: mais ampla na parte de baixo do corpo. Na teoria é a saia que mais disfarça quadril grandinho mas na prática precisamos experimentar o tecido certo e ver seu caimento (modelos sem pregas e um pouco mais retos, para não criar volumes visuais)!
SAIA ENVIESADA: A mais romântica e fluida. O tecido é cortado na diagonal (não na direção da trama dos fios). Quando a saia é costurada dessa forma, enviesada, ela cria a sensação de silhueta violão – por isso é um modelo ótimo pra meninas com formas retinhas.
SAIA ENVELOPE: a saia tem três partes (quase iguais), uma fica atrás e as duas outras se sobrepõem na frente da peça. Dependendo do fecho pode acrescentar volume bem na barriguinha – a parte boa é que quase sempre essas saias são bem sequinhas e acabam afinando o quadril.
SAIA RETA: a mais clássica de todas e a que combina com quase todos os tipos de corpo!
SAIA LÁPIS: é a saia que afunila desde a cintura até o quadril e as coxas – mas é diferente do modelo “tulipa” porque não cria volumes na cintura. Como ela é mais justa do que os outros modelos, ficam mais legal para aquelas que têm tudo em cima!
SAIAS MINI: Prestem atenção na hora de comprá-la pois as saias mini têm um comprimento que “corta” a perna onde ela é mais larguinha (na coxa) criando uma linha horizontal e consequentemente engrossando a região. Mas tudo é uma questão de como você está se sentindo e como você se vê no espelho! Afinal, tem mulheres que gostam de perna mais grossa e não se incomodam nem um pouco com isso, e tem mulheres que acham que pra usar mini tem que ter a perna mais fina...
SAIAS DE CINTURA ALTA: As saias de cintura alta ficam lindas nas magrinhas. Mas vamos pensar nos jeitos mais legais de usa-las em gente como a gente?
1- Quem tem peitão e quer usar, pode tentar o look monocromático e um power decote V.
2- Quem tem quadril grande pode tentar parte de cima mais clara e saia escura e mais abertinha, quase evasê.
3- Quem quer criar ilusão de cintura pode escolher parte de cima e de baixo em cores diferentes (ou mesma cor mas em tons diferentes) pra marcar bem o meio do corpo.
4-
Quanto mais alta a cintura for, mais longa a perna vai parecer!
SAIAS LONGAS: Um ótimo motivo pra usar saia longa (e vestido) - hit da Estação verão e inverno - no dia a dia é que além desses modelos serem ultra femininos, eles deixam a silhueta mais looooooooooonga!
Mas pra isso, o comprimento ideal é na altura do tornozelo ou até mais comprido que isso. Não vale quando termina no meio da batata da perna que daí o efeito é contrário, deixa baixinha e mais cheinha (as saias longuetes são ótimas para aquelas modelos bem compridas que querem diminuir um pouco sua pernas longas!).
Vestidos longos são mais fáceis porque é só coordenar com rasteirinha, peep toe ou sapatilha + acessórios como colar, pingente ou pulseira, óculos escuros e voilá, você está pronta! Já as saias longas podem ser usadas com camisetas, regatas, pólos e até camisas ajustadinhas. Se quiser modernizar ainda mais seu look, aposte nos acessórios – vale rasteira com pedrinhas, sapatilhas metalizadas, bolsas coloridas, cinto mais largo…
Enjoy!