quinta-feira, 17 de junho de 2010

LENÇOS, CACHECÓIS e Afins

Todo mundo tem pelo menos um lenço em seu guarda roupa. Ainda mais com esse friozinho se aproximando, quem abre mão deles? E o mais legal de tudo é que vale tudo: todas as cores, texturas, estampas e comprimentos. A dica é saber como coordená-los corretamente para dar aquele “up” no seu visual.

Só vendo as fotos e se inspirando em novos modelos pra você variar um pouco da sua maneira habitual de usá-los. Que tal arriscar um pouquinho?

Uma dica legal como Consultora de Imagem é: Sendo o lenço um acessório clássico entre as mulheres, que tal usá-lo em sua cabeça? Isso mesmo! O lenço na cabeça além de segurar suas madeixas em dias “revoltos”, ele cria um visual criativo e bem divertido. Algumas mulheres já aderiram essa nova onda...

Antes das fotos, um pouco de história...
- Vocês sabiam que a palavra CACHECOL vem do francês CACHER e significa “esconder o pescoço”?
- O cachecol surgiu em Roma quando os soldados usavam panos molhados amarrados ao pescoço quando o clima estava muito quente em função de refrescá-los.
- Em 1668, os franceses seguiram os italianos e adotaram o cachecol - que parecia com a gravata atual - como parte do vestuário. Estes eram de linho ou de renda e tinham pontas longas e soltas.
- No século XIX, surgiu o cachecol enrolado em volta do pescoço para aquecer do frio e até hoje é acessório indispensável para o inverno.

Pesquisando na internet, encontrei isso aqui e gostaria de acrescentar no post!
Segundo especialistas da Hermès, aqui estão algumas dicas de como amarrar os lenços à lá francesa:

Algumas sugestões para o uso atualizado dos lenços e echarpes:

. Misture texturas: lenços de seda ou bordados com roupas de algodão.
. Para este inverno, echarpes longas bem leves para dar uma volta no pescoço e uma outra volta com nó solto caindo na frente.
. Lenços de seda ou algodão quadrados fazem o melhor “babador” de pontas para pendurar na frente do pescoço (não é novo, mas ainda dá para usar).
. Para os dias frios, as melhores echarpes são as longas e bem macias, sejam elas de lã ou algodão.

Alguns jeitos de NÃO usar lenços neste inverno:
. Não dobre ao meio um lenço quadrado para formar um triangulo para depois jogá-lo nas costas, como se fosse um xale.
. Também não pendure de um lado só dos ombros, como se estivesse usando a metade de um poncho.
. Esqueça a péssima idéia de usá-lo como uma gravata de homem.
. Guarde por um tempo o lenço de algodão bordado do tipo palestino que foi moda há alguns invernos.

Voilá!

2 comentários:

  1. Adoro!!! Sempre usei!!! Tenho cachecóis de lã que eram da minha mãe, lenços que eram da minha vó, acredita? Além de uns especiais escolhidos à dedo ou ganhados! Na cabeça eu ainda não tenho coragem de usar, mas acho lindo quando se sabe colocar um bom lenço tipo pin up, sabe? Vou aprender pra usar!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que você vai arrasar a la pin up girl amiga!

    ResponderExcluir