sábado, 12 de junho de 2010

VERÃO 2010/2011 by FASHION RIO

Pessoal, o SPFW já está rolando e só agora consegui postar sobre o Fashion Rio!
Semana que vem volto de SP e conto tudo o que vi por lá!

Mas antes de falar sobre o que aconteceu no Fashion Rio, quero relembrá-los do que rolou no Minas Trend (lembra quando eu falei que esse evento antecipa o que vai rolar tanto no Fashion Rio quanto no SPFW?). Então, vale lembrar que no Minas Trend rolou muito militarismo, cinturas marcadas, lingerie, esporte, transparências, laços e drapeados (mesmas tendências do verão norte americano que vimos nas passarelas internacionais - esse post aqui e também o que vimos nas passarelas nacionais do Inverno 2010).

Será que vai rolar tudo isso no Fashion Rio e SPFW também?
Fiquem atentos pois vou contar tudo aqui para vocês!

Conforme prometido aqui, vamos lá...

Durante os dias 09 a 13 de Junho o Píer Mauá foi palco de grandes desfiles que apresentaram suas coleções Primavera Verão 2010 2011. Foram 34 marcas ao todo.
O Fashion Rio trouxe propostas bem interessantes tanto para a moda feminina quanto para a masculina.
Além de assistir aos desfiles, os convidados do evento podiam visitar um pavilhão que foi criado com o intuito de vender “moda”. Foram 250 marcas vindas de todo o Brasil (inclusive as que desfilaram) para vender suas coleções de verão para possíveis compradores do Brasil e mundo afora. Segundo os organizadores do evento esta edição superou em 70% as vendas da anterior e cada expositor aumentou os seus negócios em 30% . Nos estandes os compradores encontravam muitas peças da moda Inverno 2010 como renda, vestidos curtos com estampas de flores e de animais, muita tendência militarista, tule e jeans em várias modelagens: calças desde as curtas e skinny até as novas boyfriend (mais justa nas pernas e larga no cós) como também em bermudas, shorts e jeggings. Muito bojo de sutiã em tops, biquínis e vestidos.

Já os desfiles apresentaram uma outra grande variedade de opções. Vou fazer um resumo de tudo que será tendência para o nosso Verão 2010/2011 segundo as passarelas do Fashion Rio!

Walter Rodrigues inspirou-se na África e criou uma coleção com muita calça curta com bolsos utilitários tipo safári combinadas com top longos, vestidinhos drapeados. As cores predominantes foram cáqui mas Walter apostou na combinação marinho com marrom que deixou seus looks muito elegantes. Muito musseline floral com xadrez e texturas de fuxiques e recortes de tecidos costurados no tecido.


Nika Kessler
inspirou-se na arquitetura deco de Miami. Muita roupa justa e curta. Trocou o preto pelo marinho e fez uma coleção bem colorida.

Mara Mac continua apostando em suas clientes: Mulheres elegantes, informadas e cultas. Tricôs com transparências, saias secas, tops em “v” nas cores predominantemente preto, branco e cru.

Salinas – Uma moda muita charmosa. Cheia de cores e flores!


Cantão – O tema principal da coleção foi o céu por isso a marca abusou das estamparias baseadas nesse tema. A passarela nos mostrou estampas floral, moda esportiva com muito shorts e babados.


Printing – Apostou em linhos, algodões e sedas cobertos por bordados e pedrarias.

A coleção de Auslander trouxe looks californianos bem próximos ao nosso dia a dia.

Trya - Foram 20 estampas em motivos étnicos, animal e folhas. Trabalhou muito bem sua coleção moda praia nas cores verde, amarelo e vermelho.

Maria Bonita Extra – Vestidos leves e bem femininos são peças registradas da marca assim como os macacões. A novidade ficou por conta dos trench coats curtos e longos que chegaram com babados em substituição às mangas.

Alessa usou o tema alquimia e trouxe estampas com cristais “místicos”. Plissados em vestidos longos, esvoaçantes e com estamparia "caleidoscópica".

Lenny apostou numa moda praia bege e marrom feita de chamois japonês que pode molhar, lavar e secar! Muito drapeado e bandage.

Já a Blue Man retornou às passarelas triunfante e dramaticamente! Inspirou-se numa espanha dramática e muito flamenco. Cintura marcada por tricôs, cordas e trecês. Aplicações de cetim e rendas deixaram a coleção sexy. Estamparia de florais em fundo preto e padronagens de azulejos e arabescos mouros.

Filhas da Gaia – Vestidos drapeados com estampas de cup cakes e formigas, bermudas ciclista em tela deixou os looks com ares esportivos.  Por outro lado, chegaram as sensuais lingeries (corsets) em tons nude contrastando com o azul royal do começo do desfile.

Cavendish – Calças cenouras de cintura alta, bababos nos ombros e vestidos se repetiram do desfile realizado no Inverno. O que muda nessa estação são as cores vibrantes como laranja, turquesa, vermelho, amarelo, marrom e preto. Os vestidos são de todos os tipos: soltos, godês, justos com cintura baixa, ajustados, de um ombro só, franzidos, tomara que caia.

Melk Z-Da apostou num verão todo branco. Militarismo, camisas transparentes e bordadas, tops cheios de canelados brilhantes.

A carioca OEstudio desfilou peças de malha, nylon, algodão.

TNG – Continua apostando em muito jeans, cores vibrantes e looks esportivos.

Giulia Borges inspirou-se no surf e no mergulho para criar sua coleção. Tops, saias curtas e rodadas, saias de babados, shorts e vestidinhos com tiras de franjas e muitos espaços que deixam a pele à mostra.

Juliana Jabour usou o México para criar suas peças. Vestidos tulipa, shorts, saias e macaquinhos. Tudo muito curto. Estampa de hibríscos. Cores: Azul,amarelo, vermelho e roxo.


British Colony – Depois de quarto anos longe das passarelas, a marca arrasou em alfaiataria. A base das criações foram: Tropical, clássico e geométrico. Destaque para a calça clochard de cintura alta. Estamparia geométrica e cores em brancos, coral e cinza esverdeado.

Carlos Tufvesson apostou em vestidos curtos com drapeados, faixas cruzando as costas, cores vivas como laranja, verde e azul. Peças monocromáticas e bicolores. Estampas multicoloridas (grafismos ou abstratos).

Redley - Looks esportivos surfwear com pitadas de tecnologia mesclando esporte com alfaiataria. A marca usou muito vinil, nylon com texturas, neoprene elástico, tecidos foscos e brilhantes. Rosa seco, pêssego e beringela foram as cores tanto nos tecidos tecnológicos quanto nos algodões, sarja, seda, linho e couro colorido!

Graça Ottoni - Algodão, linhos, rendas richelieu (o que nos traz muita transparência - Amo!), musseline de seda e muito brilho (paetês e lurex). A estilista apostou na leveza das cores branco, areia, cinza e depois no preto. Blazers, calças, shorts e saias mais larguinhas sendo as saias na altura dos joelhos até as mais longas com volume. Muita cintura marcada, bordados em tecidos fluidos, muitas sobreposições e sapatos oxford (amo também!).

Totem - Eu particularmente adoro essa marca! As cores são muito Rio de Janeiro e as roupas tem tudo a ver com a cidade também. O ponto forte da marca são as estampas. No desfile elas vieram com pedrarias, bordados, listras, grafismos e tudo junto! As cores escolhidas foram vermelho, amarelo, marrom e azul. Muitas chemises, saidas de banho longas, shorts, tops e vestidos curtos em bandage e sobreposições.

Têca - A marca apostou na tendência militar em sua alfaiataria de linho. Shortinhos, tops em "v", calças com mega pregas em tons de cáqui e verde. Muita renda e camuflagem.

Isabela Capeto - A estilista escolheu a cor turquesa como a principal de suas peças. Muitos bordados, franjas e florais em seus vestidos longos para o dia assim como os vestidos de comprimento médio para todos os horários.


Ou seja, Aposte na cara do nosso Verão 2010 2011 segundo o FASHION RIO:
Esse verão será marcado por muitos excessos de cores, estampas, volumes, curtos e materiais diversos.

- Transparências (muitas);
- Plissados (Alessa e Lucas Nascimento);
- Costas de fora;
- Crochê, tressê, tricô;
- Estampas - Muito romantismo, muitas flores e jardins (Filhas de Gaia, Maria Bonita Extra, Espaço Fashion);
- Moda Praia – Chegam os modelos cheios de babados, laços, estampas diferentes, furos, recortes, alças cruzadas, drapeados, bordados e metais - vale quase tudo;
- Cores – As cores que predominaram as passarelas foram o branco e o coral. Outras cores que fizeram presença também foram: azul turquesa claro, o preto e tons pastel (Lenny, Juliana Jabour e Redley);
- Bordados - Estão por todos os lados e em todo tipo de modelagem;
- Paetês - de todos os tamanhos;
- O ombro estruturado ainda aparece como tendência forte no verão 2011 mas de forma mais delicada. Com franzidos, babados ou volumes. Muito um ombro só igual aos desfiles internacionais da mesma estação;
- A cintura marcada é uma tendência muito vista também;
- Outra coisa muito vista são as saias godês ou evasês, bem rodadas e marcadas na cintura (anos 50 e 60). Aparecem também as peças curtíssimas, saias e vestidos bandage;
- A barriga de fora é uma tendência que já foi sugerida em algumas coleções internacionais anteriores, como Chanel, Prada, Miu Miu e Gucci, e agora os criadores nacionais também adotaram em suas coleções;
- A peça mais vista: Vestidos! Em geral, curtos, com cintura marcada, com leves drapeados ou pequenos babados. Estampados ou lisos, os vestidos chegaram com todas as formas de decote. Já em relação ao comprimento, uma suave volta dos longos para o dia;
- Calças: Continuam as cenouras, as justinhas, todas curtas ou de barra dobrada;
- Detalhes também bastante visto: bermuda ciclista embaixo de vestidos e saias.
- Uso do crochê, plástico transparente e “rede”;
- Malharia: cardigãs curtos (lisos, listrados), camisetas femininas larguinhas e de mangas bem curtas, regatas. Todas elas têm algum detalhe (enfeite, bordado de metal, paetê, estampa, mistura com malha rede, plástico transparente etc);
- Sapatos: sapatinhos baixos, de amarrar, um pouco bicudos (os famosos oxford). Anabelas altas com solas forradas de juta, os de solas tratoradas e os tamancos alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário