segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AS TRANSFORMAÇÕES DA MODA NO SEC. XXI E O DNA DA MODA BRASILEIRA

O Londrina Moda Business (LMB) iniciou suas atividades de 2010 com palestra de Dudu Bertholini.
A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira dia 28 aqui em Londrina no hotel Blue Tree e a palestra foi tão bacana que gostaria de dividir com vocês um pouco do que aprendi e ouvi. 

O estilista criou a marca NEON em parceria com a amiga Rita Comparato em 2002.  Desde então a marca vem crescendo e hoje tem mais de 100 pontos de venda no Brasil e representações no mundo afora.  Uma marca que sempre apostou no mix de cores fortes, muitas estampas, muita personalidade e peças ultra femininas, hoje é grande destaque na moda brasileira.  Suas coleções são apresentadas nos desfiles do SPFW.

DUDU BERTHOLINI é um jovem paulistano de 30 anos, muito simpático e dono de um estilo próprio.  Além de stylist, é palestrante, leciona sobre moda e é jurado do Brazil´s Next Top Model.

Segundo ele, a MODA é um sistema de renovação permanente que lida com os desejos das pessoas.  Não apenas no vestuário mas também desejos de tudo como roupas, carros, viagens e a indústria do vestuário “roubou” este nome para si.
“A MODA é o espelho do pensamento contemporâneo!  Já o ESTILO é a maneira de pensar, de articular. É a MODA COM ALMA! O estilo não muda a cada seis meses, é resultado da sua bagagem pessoal"! 

Nenhum outro século trouxe tantas transformações quanto o século XXI. 
Enquanto antigamente a moda impunha o que deveria ser usado em cada década, nos dias de hoje há liberdade, abriram-se os caminhos e usa-se tudo misturado.  Numa mesma temporada vêem-se influências de todas as outras décadas. O que importa mesmo é a HARMONIA.  Não há regra, não há o certo e o errado. 

A palavra chave que resume a moda contemporânea de hoje é “MIX”.  Por um lado existe tanta informação e opções que ficamos perdidos, mas por outro, temos a chance de descobrir nosso tipo físico e o que fica melhor em nós (olha meu trabalho aqui!). Mesmo a calça “da vez” sendo a carrot ou a cropped, você pode manter a SUA moda usando a calça reta!

O mundo foi se modernizando, a tecnologia avançando e com isso o DNA da Moda também se mudou...
Todos nós temos os mesmos acessos na internet.  As referencias, os desfiles estão lá.  Ou seja, não importa mais para o estilista ser o melhor e sim manter o seu ESTILO, ter sua leitura própria! 

Vamos relembrar as décadas passadas e ver como a moda era influenciada pela história?

Década Anos 10 – As mulheres se liberaram dos espartilhos quando PAUL POIRET criou roupas inspiradas em trajes orientais – uma de suas fieis clientes era Peggy Guggenheim.



Já na década dos anos 20 – As mulheres se libertaram mais ainda quando Coco Chanel simplificou a moda feminina deixando os tecidos mais frescos, criando os famosos conjuntos saia e blazer (taielleur), a calça feminina de cintura alta, as listras navy, a mistura de jóias com bijoux, turbante e junto de tudo isso ensinou o valor do estilo!  Foi quando as mulheres começaram a querer os cabelos “a la garçon” (ou seja, curtinhos iguais aos dos moços). 
Coco Chanel

Nos anos 30 – As mulheres queriam ser estrelas de cinema, tudo acontecia em volta de Hollywood e então os vestidos da época eram aqueles vestidos luxuosos. Até os dias de hoje os vestidos do Oscar vêm desse legado!
Logo em seguida, chega a 2ª Guerra mundial (1939 a 1945).  Mundo se torna depressivo, não se esbanjava mais glamour e as mulheres saíram às ruas para trabalhar já que seus maridos estavam em combate.  Foi quando a silhueta “inflada” chegou na vida das mulheres da década de 30 – 40.  As mulheres agora têm opinião, andam à cavalo e o padrão de beleza mudou!
Jean Harlow

Marlene Dietrich

Anos 40 – Os soldados voltaram e junto desse retorno chega uma época de muito romantismo.  Cintura bem marcada, silhueta em “A”.  Christian Dior representa muito bem esse “new look” que ele criou até os dias de hoje em suas coleções...



Década dos anos 50 – Por um lado, a moda conquista de volta todo aquele glamour e ultra feminismo (Marylin Monroe), mas por outro, é época quando se inicia uma leve  rebeldia e chega ao mundo os ROCKABILLYs com seus topetões e correntes (Elvis Presley).




Em resposta à caretice dos anos 50, chega uma década de revolução absoluta onde mães querem se vestir igual a suas filhas, as indústrias começam a fazer produção em larga escala, chegam os tecidos tecnológicos com vinil, metal, plástico. O homem pisa na lua, roupas mais futuristas, era a “era do Space Age”.  Paco Rabanne produzia micro vestidos de plástico, estampas geométricas surgiram assim como os maxi colares (modelo Penélope Tree), as mulheres tomavam pílulas, conquistaram a liberdade de escolha, de pensamentos.  A década dos anos 60 foi a época de rebeldia rock, da Twiggy e do “youthquake”!
Criação de Paco Rabbane com metais

Modelo Penelope Tree

Formas geométricas


Modelo Twiggy

Década dos anos 70 – A moda vem com uma ressaca que não deu certo dos hippies de 60 e com isso a estética da época teve um resgate dos anos 30. Sua filosofia começou nos anos 60 mas só conseguiram dominar na década de 70.  Eles valorizavam o artesanal, muito mix em suas roupas, silhueta mais enxuta e longínqua.  Homens e mulheres dessa década se vestiam igual, tinham o mesmo corte de cabelo, usavam costeleta, cabelão, calça boca de sino, plataformas, sendo eles hippies ou não!
Por outro lado, em NY já se fazia moda de alta costura (minimalismo, referencias dos anos 30 mais afunilado), chegava o rock progressivo, e em meados de 1976 chega a onda “punk” que cortaram seus cabelos espetados, usavam cadeados no pescoço.  Eles foram grandes transgressores tanto no mundo da moda quanto na estética!



Década dos anos 80 – Época de culto ao corpo, mulheres poderosas que vão em busca do seu espaço no mercado de trabalho (“power woman”). As roupas de ginástica saem das academias diretamente para as ruas, referências dos anos 40 (cabelo dramático, mulher querendo conquistar seu espaço). 



Anos 90 – Saem as super poderosas e entram em cena o low profile como a chave do sucesso.  O novo naturalismo é jeans e camiseta!  Época do individualismo, grunge, Nirvana e Pearl Jam, chega o xadrez.  É a vez da moda sem excessos. 


Anos 2000 – Individualismo total: Cada um quer colocar seu ponto de vista e com isso cada um vai buscar suas referencias em décadas passadas e o resultado é uma grande mistura de influências.


DNA DA MODA BRASILEIRA – A identidade brasileira está sendo construída no mundo da moda. 
Nosso país já conquistou calendário no mundo da moda com o SPFW que é um evento muito bem organizado e de “excelência absurda”.  Agora nos resta aguardar alguns anos para que as marcas consigam usar as imagens brasileiras (tropicalismo e exuberância) em suas criações de uma forma não caricata. Segundo Dudu, através dos tcc´s, dos blogs e da tecnologia, vamos mudar e conquistar esse DNA da moda assim como a música popular brasileira já o conquistou!

Ou seja, a MODA está aí para todos.  Temos referências de todas as décadas e o que mais importa é ser fiel ao seu estilo, sua personalidade e valorizar o seu tipo físico!


Clique aqui para ver um pouco mais sobre o meu trabalho de Consultoria de imagem e como ele pode te ajudar a descobrir qual é o seu tipo físico, qual é o seu estilo, quais as cores que te valorizam e várias outras dicas, sempre respeitando seus gostos pessoais e sua personalidade!

Um Beijo,
Carol


4 comentários:

  1. Carol, seu blog é muito bom parabéns! Dificil ver blogs de moda londrinenses assim!
    beijos

    http://lookslikefashion.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Ólá, estou seguindo seu blog. Amei!
    venha conhecer as bijus da Raquel são lindas!
    Bjos
    www.raquelpiresbijoux.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel!
    Obrigada pela visita e pelos elogios! Fico muito feliz em saber que as dicas que posto aqui no blog são bacanas!
    Ameiiii o seu blog! Vou visitá-lo sempre!
    Bjos,
    Carol G.

    ResponderExcluir
  4. Olá LookslikeFashion!
    O seu blog também é demais!!! A-d-o-r-o!
    AMei o seu comentário... Fico muito lisonjeada!
    Bjkas com carinho,
    Carol G.

    ResponderExcluir