JEANS DÉCADA POR DÉCADA
* ANOS 1853: a corrida pelo ouro da Califórnia. Os mineradores queriam roupas fortes e duráveis, e Leo Strauss (que depois mudou o nome para Levi) iniciou um negócio de vendas no atacado para suprir essa demanda.
* ANOS 1930: As calças jeans ganharam notoriedade quando os atores começaram a usá-las em todos os filmes populares de caubói.
* ANOS 1940: os soldados norte-americanos apresentaram os jeans ao mundo ao usá-los nos dias de folga.
* ANOS 1950: o jeans tornou-se um símbolo da rebeldia juvenil (lembre-se de James Dean no filme Juventude transviada), e as calças jeans se popularizaram imensamente entre os jovens, tanto que algumas escolas dos Estados Unidos proibiram seu uso pelos estudantes.
* ANOS 1960 e 70: os jeans eram feitos para acompanhar o movimento hippie (pintados, bordados, resplandecentes, psicodélicos, etc).
* ANOS 1980: o jeans entrou na alta moda, e estilistas famosos começaram a fazer modelos com as próprias marcas.
* ANOS 1990: as vendas caíram quando os adolescentes começaram a trocá-las por calças cáquis, de combate e de carpinteiro. Se de fato aptassem pelas calças jeans, compravam os modelos antigos nos brechós. Onde fábricas norte-americanas da Levi Strauss fecharam.
* ANOS 2000: as calças jeans voltaram com tudo, aparecendo nas passarelas, em todas as lojas, em todas as revistas de moda. Atualmente, há inúmeras marcas para escolher e, de alguma forma, a humilde calça jeans tornou-se símbolo de status.
- O norte-americano típico possui 8,3 pares de calças jeans.
Texto by Nina Garcia "As 100+"