segunda-feira, 21 de maio de 2012

HISTÓRIA DA MODA: CALÇA JEANS

JEANS DÉCADA POR DÉCADA

* ANOS 1853: a corrida pelo ouro da Califórnia. Os mineradores queriam roupas fortes e duráveis, e Leo Strauss (que depois mudou o nome para Levi) iniciou um negócio de vendas no atacado para suprir essa demanda.

* ANOS 1930: As calças jeans ganharam notoriedade quando os atores começaram a usá-las em todos os filmes populares de caubói.



* ANOS 1940: os soldados norte-americanos apresentaram os jeans ao mundo ao usá-los nos dias de folga.


* ANOS 1950: o jeans tornou-se um símbolo da rebeldia juvenil (lembre-se de James Dean no filme Juventude transviada), e as calças jeans se popularizaram imensamente entre os jovens, tanto que algumas escolas dos Estados Unidos proibiram seu uso pelos estudantes.



* ANOS 1960 e 70: os jeans eram feitos para acompanhar o movimento hippie (pintados, bordados, resplandecentes, psicodélicos, etc).
* ANOS 1980: o jeans entrou na alta moda, e estilistas famosos começaram a fazer modelos com as próprias marcas.

* ANOS 1990: as vendas caíram quando os adolescentes começaram a trocá-las por calças cáquis, de combate e de carpinteiro. Se de fato aptassem pelas calças jeans, compravam os modelos antigos nos brechós. Onde fábricas norte-americanas da Levi Strauss fecharam.

* ANOS 2000:  as calças jeans voltaram com tudo, aparecendo nas passarelas, em todas as lojas, em todas as revistas de moda. Atualmente, há inúmeras marcas para escolher e, de alguma forma, a humilde calça jeans tornou-se símbolo de status.
- O norte-americano típico possui 8,3 pares de calças jeans.

Texto by Nina Garcia "As 100+"

segunda-feira, 7 de maio de 2012

HISTORIA DA MODA: CÁQUI

Cáqui, a palavra hindi-urdu para cor de terra, foi inventada na Índia no século XIX. O exército britânico queria poupar as calças brancas do uniforme da poeira trazida pelos ventos fortes, então começou a tingir as roupas usando café e caril em pó. O tecido acabou se tornando o padrão para os uniformes do exército norte-americano e britânico e, mais tarde, tornou-se o favorito da alta classe e dos estudantes.
 Texto by Nina Garcia "As 100+"

HISTORIA DA MODA: CAFTÃ

O Caftã remonta ao século XIV e sempre foi o traje principal dos países do Oriente Médio e do Extremo Oriente, onde o clima exige uma roupa leve e fresca. Nos anos 1960 e 1970, quando o Ocidente tornou-se obcecado por tudo do Oriente, o caftã entrou na moda. Yves Saint Laurent apaixonou-se por Marrakech e foi o primeiro a reinventar o caftã tradicional, a torná-lo alta-costura e enviá-lo às passarelas. Com isso, os trajes seculares se tornaram a síntese dos chiques boêmios dos anos 1970. Tanto a alta sociedade quanto os universitários o adotaram, o que o tornou o uniforme favorito para sentar em um pufe, inspirar-se e discutir filosofia oriental.

De onde vem o nome...

CAFTÃ: De origem turca. Uma manta longa com ou sem mangas. Normalmente comprida e volumosa; na maior parte das vezes, feita de linho ou seda.


MANTA COM CAPUZ (djellaba): De origem árabe/egípcia. Uma túnica comprida solta, tradicionalmente usada por homens no oriente Médio.

TÚNICA: de origem greco-romana. Um traje simples e fácil de vestir. Normalmente até o joelho, mas pode ser mais curto (especialmente a túnica moderna do tipo blusa: procure no google por Tory Burch).



Texto by Nina Garcia "As 100+"