segunda-feira, 7 de maio de 2012

HISTORIA DA MODA: CAFTÃ

O Caftã remonta ao século XIV e sempre foi o traje principal dos países do Oriente Médio e do Extremo Oriente, onde o clima exige uma roupa leve e fresca. Nos anos 1960 e 1970, quando o Ocidente tornou-se obcecado por tudo do Oriente, o caftã entrou na moda. Yves Saint Laurent apaixonou-se por Marrakech e foi o primeiro a reinventar o caftã tradicional, a torná-lo alta-costura e enviá-lo às passarelas. Com isso, os trajes seculares se tornaram a síntese dos chiques boêmios dos anos 1970. Tanto a alta sociedade quanto os universitários o adotaram, o que o tornou o uniforme favorito para sentar em um pufe, inspirar-se e discutir filosofia oriental.

De onde vem o nome...

CAFTÃ: De origem turca. Uma manta longa com ou sem mangas. Normalmente comprida e volumosa; na maior parte das vezes, feita de linho ou seda.


MANTA COM CAPUZ (djellaba): De origem árabe/egípcia. Uma túnica comprida solta, tradicionalmente usada por homens no oriente Médio.

TÚNICA: de origem greco-romana. Um traje simples e fácil de vestir. Normalmente até o joelho, mas pode ser mais curto (especialmente a túnica moderna do tipo blusa: procure no google por Tory Burch).



Texto by Nina Garcia "As 100+"

Nenhum comentário:

Postar um comentário